terça-feira, 14 de maio de 2013

Peixe Limpa Vidro ( Otocinclus affinis )


Esse peixe é muito útil para a qualidade da água e equilíbrio natural do aquário. É um peixe pacífico que se alimenta do limo existente no aquário. Apesar de não ser um animal muito exuberante, sempre é bom mantê-lo no seu aquário, pois como o seu próprio nome diz, ajudará na limpeza dos vidros e conseqüentemente na sua beleza. 
Mesmo sendo um peixe tranqüilo, o ideal é introduzi-lo no aquário apenas quando já houver criação de limo, caso contrário, os outros peixes podem se tornar seus alimentos. O limpa-vidro também come alimentos em flocos e artêmias salinas. 




Costuma atingir cerca de 5 centímetros e vive em águas com pH neutro ou ligeiramente ácido entre 7,0 a 6,8. A temperatura ideal fica entre 19 a 26ºC. 
Para conseguir realizar o seu trabalho, o de limpar, utiliza sua boca como se fosse uma ventosa e assim suga e raspa os alimentos dos vidros. 
O animal pode passar hora imóvel grudado no vidro, o que não quer dizer que ele está doente ou com algum problema. Pelo contrário, essa é uma atitude comum para o limpa-vidro que quando menos se espera já trocou de lugar no aquário,  mas continua grudado no vidro. 
Para colocá-lo em um aquário é indicado comprar ao menos dois exemplares, pois eles não gostam de ficar sozinhos sem animais da mesma espécie. São peixes ovíparos, entretanto pouco se sabe sobre a reprodução em cativeiro. 



Família: Loricarídeos
Temperatura: 19 - 26ºC
pH: 6,8 – 7,0
GH: 5 - 15
Tamanho: 5 cm
Manutenção: Fácil
Agressividade: Pacífico
Tamanho do aquário: 40 litros
Alimentação: Algas, vegetais e ração.


Fonte : petfriends.com

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade