sábado, 30 de março de 2013

Dicas de cuidados com seus peixinho de estimação


Cada vez mais comuns nas casas dos brasileiros, peixes como bandeira, acará-disco, betta, tricogáster e o goldfish, também precisam de cuidados especiais

Eles são bonitos, coloridos, quietos, comem pouco e a sujeira que fazem fica contida em um único local. Esse parece o bicho de estimação ideal para muitos brasileiros, que os utilizam também de forma decorativa. Mas, se não tratados da forma correta, a sua vida pode ser encurtada drasticamente. A boa notícia é que os cuidados de espécie para espécie são basicamente os mesmos. “O que muda, principalmente, é a parte nutricional. Afinal, alguns se alimentam na superfície, outros no meio e no fundo do aquário”, afirma Danyelli Ornelas, bióloga e gerente de produção da Megazoo. Logo, no caso de aquários comunitários, a ração deve ter flutuabilidade em níveis diferentes.

Alimentação
Os peixes podem ter hábitos alimentares mais carnívoros ou herbívoros, no quesito de proteínas. Mas “nenhum animal é completamente herbívoro ou carnívoro, e um pouco de ambas as proteínas é importante para a sua nutrição”, explica a bióloga. Ainda, é importante atentar para as gorduras (ter entre 5% e 6% de extrato etéreo) e para o excesso de vitamina A, que também é tóxico para o peixe. Além disso, “eles enxergam muito bem as cores, mas não é bom que ingiram uma ração com corantes artifi ciais, pois mancham muito a água e podem gerar alergias”, completa Danyelli. Também nunca deve sobrar ração no aquário. Quando isso acontece, é sinal de que o dono está oferecendo comida em excesso para o animal.

O aquário deve ser montado de acordo com hábitos e tamanho dos peixes que viverão ali. No caso dos bettas, não há necessidade de um filtro, mas a água deve ser trocada por completo pelo menos uma vez por semana. “
Se ela for trocada pela metade, uma hora ele vai acabar se intoxicando na amônia”, informa a bióloga Danyelli. É importante também lavar todo o aquário, tratar a água com condicionador específico ou anticloro, e aguardar por aproximadamente uma hora antes de movê-lo de volta — para que ela fique em temperatura ambiente. Já nos grandes aquários, é indispensável o uso de filtros, aquecedores, e até mesmo luz artificial de acordo com as espécies e tamanho do recipiente. Nesses casos, não se deve retirar a água por completo. Se for trocá-la toda a semana, deve se remover 1/4 do total e repor com a água tratada. Se preferir fazer esse processo a cada 15 dias, metade do líquido deve ser trocado. A falta de luz diminui a resistência dos peixes pela queda de oxigênio da água, e é considerada um dos fatores essenciais para o aparecimento da popular doença dos pontos brancos, ou Ictio. A enfermidade é causada por um parasita e, “além de ser a mais comum, é também a mais perigosa, pois pode matar todos os peixes rapidamente por anemia ou asfixia — quando se instala nas guelras”, afirma Vanessa Lopes, médica veterinária e responsável técnica do laboratório Mundo Animal (SP). Outros fatores para o seu aparecimento são mudanças bruscas de temperatura e o estresse no transporte desses animais.Aquário

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade